terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Olá pessoal!
H
oje vim mostrar pra vocês como é o mundo da "música dentro do Youtube".

Divulgar músicas por todo lugar sempre foi preciso para músicos, quanto mais a internet era usada mais você via música por ai, clipes, letras e etc, mas agora existem até pessoas que começam sua carreira no youtube.

Youtubers como Marcos Castro e seu quadro "Um Joystick, Um violão" no seu canal em que ele recria músicas usando o assunto de jogos(exemplo: Geração CocaCola= Geração Pokébola) e outros como Mussoumano e Metaleiro(Mamilos Molengas) que usam o rap para fazer batalhas contra outras pessoas e/ou o rock para fazer paródias e mais alguns como javipior, TonzA, NiggasNerds...


Atualmente quem começa sua carreira no youtube ainda sofre um pouco de preconceito pelas pessoas que entendem isso como algo nada profissional, mas eu acredito que seja um ótimo começo, se você começa no youtube com sua "independência" tem uma forma mais fácil de se divulgar por toda internet e se for um bom músico tem uma grande probabilidade de trazer fama, mas dependendo de como é o seu canal no youtube e tudo mais, as pessoas veem a música mais como um hobby da pessoa que gravou e não como algo sério.

O que as pessoas costumam não entender é que muitos desses "músicos do youtube" pretendem fazer algo muito maior, se apresentar em shows, lançar CD's...
Por exemplo Marcos Castro e Mussoumano já fizeram seus shows e ainda esse mês(07/01) irá ter um show do canal NiggasNerds, e cada vez mais esses canais se expandem, não é só um hobby, na maioria das vezes é uma carreira.

A criação de músicas criadas inicialmente para o youtube é cada vez maior, muitos talentos praticamente vieram dai, Marcos Castro era só um comediante de Stand up e então começou a cantar com seu irmão Matheus Castro. Mamute, Coruja e mais outros dois(ex-participantes do canal)criaram o canal mais com uma ideia de vídeos sobre coisas nerds como se vê normalmente no youtube e hoje em dia além disso é um grande canal tanto quanto de vlogs quanto de música.


Entrevista com Álvaro Mamute do canal NiggasNerds



1- Ainda não existe tantos Youtubers músicos no Brasil atualmente, os poucos que existem tem um grande reconhecimento do publico, qual o futuro que você vê de música sendo criada PARA o youtube?

Eu acho que tanto o público quanto os criadores precisam parar de chamar a música que é lançada direta no Youtube de "música para o youtube" porque isso cria um baita preconceito de quem é de fora. Quem não é "nativo" do Youtube, tem muita relutância em aceitar o que vem de dentro, não importa o conteúdo, e apesar de eu achar isso uma babaquice, não posso negar que atrapalha o crescimento do trabalho de MUITA gente. Música é música, saia ela no CD, na bolacha, no LP, no Youtube ou no Spotify.

2- Além do que o publico prefere ouvir no seu canal, sobre que assuntos você costuma gostar de escrever?

Escrever em qual sentido? HAHAHA Eu gosto de escrever rap e Bossa Nova, e uma das coisas que me chateia de não tocar nenhum instrumento musical é o fato de que minhas letras de Bossa ficarão enterradas pra sempre.
Mas além disso, eu gosto muito de escrever histórias, ficções, fantasias... Mais até do que gosto de escrever músicas.
Acho que a vida é o assunto favorito pra escrever, de qualquer autor. Eu gosto de falar do meu ponto de vista sobre a vida, e dá pra reparar isso tanto nas minhas composições pro canal, quanto nas outras.

3- Quais foram suas influências para fazer rap e ainda mais fazer rap no youtube?

Minha maior influência para entrar no Youtube foi o Marcos Castro. Na época eu era viciadíssimo em todos os vídeos dele e pensei que podia fazer um canal de vlogs tão bons quanto os dele. Os raps surgiram por causa do Javipior, que era outro cara que eu adimirava muito e que acabou virando meu amigo. Se não fosse por ele, o NiggasNerds só teria Marvel Flow de rap no Youtube

4- No rap nacional quais são seus preferidos rappers?

Marcelo D2, Marechal, De Leve, Black Alien e Gabriel Pensador.

5- Sei que ainda esse ano irá começar a fazer shows, será algo constante, terão músicas próprias para o show ou será apenas as músicas do canal ao vivo?

A gente tá querendo que vire algo constante. O primeiro é agora dia 7 de março, e estamos botando fé de que vamos lotar a casa. Sempre tem a expectativa de que a gente vá fazer algo inédito no show, mas o grosso mesmo vai ser dos originais e remixes que a gente lança no canal.

6- Uma pergunta bastante feita nesse tipo de entrevista, mas diferenciada: O que você tem a dizer para pessoas que querem começar a fazer música no youtube?Quais são suas dicas?

Eu digo que o grande lance de trabalhar com entretenimento é que você nunca tá se esforçando o suficiente. O segredo do sucesso, seja no Youtube com música, seja em qualquer lugar, é ser original e esforçado. Originalidade não significa ser o primeiro a fazer algo. Significa fazer algo tão bem, que é de você que todo mundo vai lembrar quando assistir esse tipo de conteúdo. Meu maior trabalho no Youtube não é ser o maior Youtuber musical, é fazer os 75 mil inscritos que a gente tem hoje, ouvirem Tauz, 7minutoz, Mussoumano, e sempre lembrarem da gente. Esse é o maior conselho que eu posso dar pra quem vai começar: Se esforce, seja original e seja o nome no seu ramo.

7- Fugindo um pouco do assunto da música e do youtube, qual o seu herói e personagem de série favorito e mais interessante já visto por você?

Meu herói favorito é o Surfista Prateado. Mas como ele é muito chato pra maioria das pessoas, vou aconselhar que vocês leiam Hellboy, que é meu segundo herói favorito, mas quase no mesmo patamar de amor que o Surfista HAHA. Personagens de série... Complicado, assisto poucas. Eu diria que Barney Stinson de How I Met Your Mother e o Saul Goodman do Breaking Bad são os dois melhores personagens que eu já vi em seriados, são meus favoritos. O mais interessante, no entanto, é Frank Underwood de House of Cards!

8- Como sabemos o youtube apesar de parecer fácil é algo muito trabalhoso e claramente os bons youtubers precisam de uma recompensa por isso, o seu "pagamento", mas você acha que atualmente o Youtube pode ser considerado por você um trabalho?por exemplo, você conseguiria viver com o dinheiro que ganha de seus vídeos?

O Youtube é um trabalho. Toda a minha renda vem direta ou indiretamente do Youtube. Explico. Todo dinheiro que eu ganho ou vem dos vídeos que a gente faz, ou de propagandas que a gente faz nos vídeos, ou de consultorias e outros serviços que eu presto, e que não prestaria caso não fizesse vídeos no Youtube. Fazer vídeos é um trabalho como outro qualquer. Exige prática, disciplina, esforço e visão de oportunidades. Você tem que saber aonde quer chegar e trabalhar para chegar lá. Às vezes, isso significa largar oportunidades boas, mas que te colocariam longe do seu objetivo final, e isso nem sempre é bem visto pela sociedade.


Caso queira deixar alguma mensagem para quem está lendo agora, a vontade.

Uma mensagem... Bom...
Eu sei que muitos de vocês que vão ler isso agora, têm um sonho na vida. O de alguns é mais tradicional, do gênero ser médico, engenheiro, advogado, militar, mas o de outros é muito mais difícil, como ser jogador de futebol, cantor, ator, diretor...
Pra qualquer sonho na vida, você tem que entender seus limites, seu potencial e suas chances de se conformar.
Os limites vão fazer você observar o caminho à sua frente e ver se você entende todos os desafios que estão ali, entre você e seu sonho.
Seu potencial vai fazer você saber se você tem chances ou não de passar por todos aqueles desafios.
Suas chances de se conformar vão dizer se você vai estar satisfeito passando por todos os desafios até o seu sonho, ou só por desafios suficientes até conseguir viver uma vida tranquila.
Os limites, os potenciais e as chances de se conformar de cada um são bem diferentes, mas todos têm chances de viver uma vida digna correndo atrás de um sonho, desde que se esforcem dia após dia para isso.

Um abraço!



Depois desse texto e dessa ótima entrevista vou recomendar para vocês alguns canais do tipo:
Javipior, Marcos Castro, TonzA, Mamilos Molengas e obviamente NiggasNerds.

Antes de terminar o texto, queria agradecer ao Gigo, Lola e Balla12_ por terem ajudado um pouco com as perguntas para a entrevista.

Bom, por hoje foi isso, agradeço ao Mamute que tirou um tempo pra fazer
Obrigado por terem lido
E até o próximo texto.

Um comentário:

| - Design by Wesl | Blogger Theme by Wesl - |