segunda-feira, 7 de abril de 2014

Olá pessoal!
H
oje vim falar para vocês sobre a bomba atômica Tsar.

No tempo da guerra fria  os EUA e a URSS disputavam, cada uma das nações queriam ter um poder militar maior do que a outra.

Nesse tempo a humanidade já havia criado a bomba atômica, apesar de apenas os EUA ter realmente a usado, a URSS queria disputar com isso e então criou muitas dessas armas, mas dentre elas existiu uma que chamava atenção.


Tsar foi um dos melhores e mais assustadores projetos da URSS.
Os físicos envolvidos no projeto tiveram 15 semanas para deixar a bomba gigante e pronta para detonar. Devido ao medo da radiação que infectaria diversas cidades, os russos deixaram o projeto em três estágios de detonação. No primeiro estágio uma reação de fissão vai a outra reação que, por fim, ativa o terceiro estágio e a explosão ocorre. Como os testes iam acontecer no solo russo, o governo alterou o projeto, diminuiram a força da bomba pela metade, que deixou a explosão com apenas 3% da precipitação radioativa pós-explosão.

O tamanho da bomba passava de 8 metros e pesava 27 toneladas, o que foi um problema de transporte, tanto que a aeronave que a levou até o local de teste da explosão teve que ser modificada.


Ás 11:32 da data 30/10/61, a bomba foi detonada a 4 quilômetros de altitude. A explosão foi de 58 megatons, mais de 1500 vezes o poder de duas bombas que destruíram Hiroshima e Nagashi.

A explosão subiu 3.000 metros para cima e a nuvem de cogumelo chegou a estratosfera. A luz que a bomba gerou pode ser vista em um raio de 1.000 quilômetros e criou um terremoto de 5 pontos na escala richter. A onda de impacto de ar circulou a terra 3 vezes e janelas a 900 km de distância foram abaladas pelo impacto.

Felizmente, 2 anos após isso um tratado que proibia esse tipo de bomba foi assinado, mas essa história marcou a humanidade.




Bom, por hoje foi isso
Obrigado por terem lido
E até o próximo texto.

0 comentários:

Postar um comentário

| - Design by Wesl | Blogger Theme by Wesl - |