quarta-feira, 23 de abril de 2014


 Olá pessoal!
Hoje venho falar sobre todo esse "Mundo Youtuber".

O Começo de tudo

Muitos consideram o Vlogger PC Siqueira como quem começou a transformar o youtube brasileiro nisso que ele é hoje.

Se baseando em Vloggers americanos, PC começou a postar videos na internet em 2010, inicialmente falando sobre não poder ver filmes em 3D por seu problema de visão e então, começou a gerar um certo numero de pessoas a assistir ele.

O segundo vlogger a fazer uma grande fama foi o Felipe Neto, criticando tudo a seu redor e com uma certa rivalidade com o PC, foi gerando sua fama, muitos naquele tempo não gostavam dele por ser "agressivo", apesar de o PC também criticar coisas as vezes, Felipe gritava e tudo mais.
Felipe teve seu tempo em que a fama chegou perto de subir a cabeça.



Desde então, diferenciados Vloggers começaram a aparecer, Cauê Moura, Kéfera...
E dai a era Youtuber começou.


Os diferenciados youtubers

Após os Vloggers já se tornarem algo padrão ao youtube, as pessoas decidiram que poderiam inovar, criar novas coisas, e dai veio os canais de curta-metragem, como o porta dos fundos, como a Parafernalha, que foi fundada e é dirigida pelo próprio Felipe Neto.


Além das curta-metragens, começaram também com paródias de musicas famosas, criação de musicas, animações e atualmente um dos mais importantes são os vídeos de jogos, as gameplays e tudo mais.

Monark foi quem trouxe a gameplay para o brasil, começou com simples tutoriais do jogo Minecraft e hoje é um dos maiores(se não o maior) youtubers do tipo.

E após Monark trazer a gameplay para aqui, muitos canais foram sendo criados, crescendo, inovando...

Atualmente o Youtube brasileiro é muito maior, de 2010 para 2014, muitas coisas mudaram,hoje existem networks(Redes de canais) para canais brasileiros, os desenvolvedores de jogos estão vendo mais o brasil como um bom local de venda, colocando dublagens nos jogos, fazendo eventos no brasil, tudo está melhorando.

A alguns anos atrás o youtube no brasil era visto como um site para ver vídeos engraçados de gatos fofos, pessoas caindo e coisas que se passaram na tv, já hoje, o youtube brasileiro evoluiu muito e a cada dia crescem mais, daqui a alguns anos acredito que o youtube só irá melhorar.


Entrevistando Otávio Albuquerque

Hoje para um melhor texto, entrevistei um dos maiores(e um dos meus preferidos) youtubers de culinaria do brasil, Otávio Albuquerque do canal Rolê Gourmet.

1 - Muitos dizem que o youtube acabará se tornando uma "televisão", que o dinheiro será uma coisa essencial nos canais e tudo mais, o que acha disso?

Otávio: Acho que o YouTube, ou pelo menos o formato, será sim o futuro do entretenimento. Acredito também que uma boa grana de produção será necessária para bancar a produção desses conteúdos, mas nada nem de longe tão grandioso quanto a TV. Mas mais do que isso, o que eu realmente gosto do YouTube é que ele junta as duas pontas das produções. No mesmo lugar, você encontra produções fantásticas, mas também ainda tem vídeos engraçados gravados com celular e gatinhos e bebês e tudo mais. O maneiro do YouTube é que é a plataforma mais democrática que eu já vi até hoje


2- Atualmente o seu canal é grande, com certeza sua vida mudou quando chegou a certo nível de fama, as pessoas já pararam você na rua para pedir autógrafos/fotos?Se sim, você gosta dessa sua fama?
Otávio: Acho que posso me considerar uma pessoa conhecida hoje. Não sei se famoso. Hoje de fato várias pessoas param pra falar comigo na rua, no ônibus. Isso é legal, não tenho como dizer que não. Mas não é algo que me deixe confortável. É um tipo de carinho com o qual não quero me acostumar porque me parece volátil demais e pode levar você a fazer coisas ou se expor de formas que não acho saudável.

3- O Youtuber atualmente pode ser considerado uma profissão?é possível "viver de youtube"?

Otávio: Produção de conteúdo sempre foi uma profissão, mesmo muito antes do YouTube. A coisa é que produzir pro YouTube ainda passa uma ideia de uma coisa "informal". É bem verdade que são poucas as pessoas no Brasil que ganham dinheiro de verdade com o YouTube. Mas é um processo. Se você parar pra pensar, desde 2010, as coisas mudaram MUITO. Até o fim desta década, devem mudar ainda mais. Mas acho que vai rolar meio que uma separação do joio e do trigo. Vejo um futuro com conteúdo mais consistente fazendo sucesso e dinheiro de fato. Não que os outros conteúdos não tenham seu valor, mas não sei se conseguirão se sustentar no longo prazo.



4- Como é produzir algo para o youtube?já teve algum problema com um vídeo(poucas visualizações ou alguma coisa que o publico não gostou)?

Otávio: A graça do YouTube é justamente a liberdade total. É claro que às vezes a gente fica decepcionado por um vídeo não ir tão bem, ou pelo público não curtir uma ideia bacana que você teve. Mas faz parte do jogo. Aliás, é a parte que menos gosto... é onde vejo que a gente acaba caindo nas mesmas armadilhas da TV; fazer coisas que o público vai gostar. Aí você acaba se prendendo a fórmulas ou repetindo ideias já batidas porque sua grana depende disso. Mas acho que faz parte. 5- Desde o começo qual o futuro que você via para o seu canal? Otávio: Eu não tinha nenhuma ideia concreta de futuro para o Rolê Gourmet. Queria sim que fizesse sucesso, e trabalhei duro por isso. E acho que isso nós conseguimos. Não sei quanto tempo o formato e o canal ainda irão se sustentar. Quero fazer até quando estiver sendo divertido e depois partir para outras coisas. 6- No youtube sempre existe comédia na maioria dos vídeos, uma coisa boa, que todos gostam, mas, muitos reclamam da "comédia exagerada", o que é certo ou não fazer, o que acha disso? Otávio: Acho que não existe um parâmetro pra comédia. O que acho meio ruim só é que hoje todo mundo quer fazer graça. E nem todo mundo é engraçado. Mas bom, até aí, quem sou eu pra julgar. Só acho deprê esse humor feito pra chocar, a galera da "zoeira". Tem gente que não é engraçada, é simplesmente babaca. 7- Muitos inventam rivalidades entre youtubers, mas isso é realmente real ou no youtube grande parte ajudam uns aos outros com os canais? Otávio: As rivalidades existem sim. E pelo menos pra mim, são uma grande besteira. Uma coisa que eu sempre fiz questão de focar no meu trabalho com o Rolê e com a culinária no YouTube Brasil, que era uma cena quase inexistente até uns anos atrás, era que juntos a gente chegaria muito mais longe. O YouTube, diferente da TV, é uma plataforma perfeita para colaboração. Competições sempre vão existir, às vezes de brincadeira, às vezes por brigas bestas de ego. Mas é um negócio que a própria dinâmica da plataforma tende a dispersar no longo prazo, eu acredito. 8- As pessoas imaginam que o youtuber ganha muito dinheiro, mas isso é verdade, ou para conseguir dinheiro o bastante para viver disso é preciso se esforçar muito? Otávio: É preciso se esforçar MUITO. Mas sim, dá para se ganhar muito dinheiro sim. A questão é só por quanto tempo e a que custo. Uma questão pra qual eu ainda não tenho uma resposta aliás. Bom, por hoje foi isso, eu queria agradecer muito ao Otávio por ter tido um tempo para responder as perguntas. Obrigado a todos por terem lido E até o próximo texto

0 comentários:

Postar um comentário

| - Design by Wesl | Blogger Theme by Wesl - |